fbpx
Teatro infantil pós-pandemia

Retomada do teatro infantil pós-pandemia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Esse momento da pandemia que estamos vivenciando privou as crianças de muitas coisas, precisando ficar em casa, sem encontrar os amigos, sem o chão da escola para correr e até mesmo sem a volta na praça para se divertir de pés descalços, além das atividades culturais como as idas ao teatro. A necessidade de atividade cultural e a socialização que a criança tem ficou ainda mais evidente, destacando a importância da retomada do teatro infantil pós-pandemia.

Estabelecer vínculos de amizade com outras crianças da mesma idade é muito importante para o desenvolvimento infantil. Essa troca faz com que a criança se identifique com o outro e se reconheça através da interação. Além disso, abre espaço para as habilidades interpessoais essenciais para a vida coletiva, como a construção de relacionamentos, a convivência, a lealdade, a confiança, a empatia, entre outras.

Os momentos de interação possibilitam às crianças o contato com a competitividade, desavenças e diferentes opiniões, questões que as ajudarão a encarar de forma mais assertiva todas as relações futuras. Ou seja, até os conflitos são importantes e contribuem para uma formação sólida.

No tocante ao teatro, além da socialização, as diversas aquisições envolvidas ao ter contato com alguma atividade artística, incluindo os espetáculos infantis, ampliam a visão de mundo e a imaginação dos pequenos. As descobertas na área da neurologia e da própria psicologia nos garante sobre a importância destes estímulos para as pessoas, em especial, as crianças.

 

Importância do teatro na infância

A criança, ao assistir a uma peça, tem os seguintes benefícios:

Convívio social: Aprende a se comportar de determinada maneira para assistir ao teatro, uma vez que ela não está sozinha, deve saber respeitar a concentração dos outros espectadores, fazendo um certo silêncio, e também não interferindo de forma inadequada no espetáculo para que esse possa se desenrolar sem grandes obstáculos. 

Ampliação de repertório: A cada nova peça que assiste é mais uma história que conhece, aumentando assim sua cultura geral, seu vocabulário com a compreensão de novas palavras e expressões.

Leitura da linguagem não verbal: Muitos códigos são usados nas diferentes linguagens teatrais, temos o uso da expressão corporal, da mímica, da dança, do circo, de sombras, de manipulação de bonecos e adereços de animação, de instrumentos musicais e de percussão, uma infinidade de elementos que despertam a capacidade de leitura de signos que irão gerar novos significados

Elaboração de suas próprias emoções: Ao se envolver com a história vivida no “palco”, a criança irá despertar uma série de sentimentos e reações emocionais, ela irá vibrar, torcendo pelo herói, ela irá sentir raiva, medo, frustração, compaixão, ternura, tristeza e tantas outras sensações, que dependendo de como a história é conduzida fará com que ela desencadeia um processo de elaboração desses sentimentos.

 

Cia Mas Por Quê?

A Cia Mas Por Quê? existe há 15 anos. Neste período consolidou-se como a única Cia de Teatro com mais de 150 espetáculos produzidos. A Cia tem se destacado no cenário artístico levando cultura, entretenimento e muita diversão para várias cidades do Brasil com suas peças dentro de teatros e, fora deles, montando seus palcos em praças abertas, shoppings, escolas, clubes e resorts.

Solicite o seu espetáculo nesse LINK.

Esperamos o seu contato,

Até breve!

Notícias que podem te interessar